top of page
IMG_20180718_172536102.jpg

Fundamentos Básicos de teatro para Crianças

Estimula através de brincadeiras, artesanato, música, jogos teatrais e de improvisação a criação voltada ao teatro para crianças.

Rede de Memórias

Oficina realizada de Escola Torres de Melo no bairro do Mucuripe e trata de memória afetiva, patrimônio cultural e patrimônio imaterial.

CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE BRINQUEDO COM MATERIAIS RECICLADOS

 Busca estimular as brincadeiras de “crianças na beira da praia” e, de forma lúdica, reafirmar a jangada e o jangadeiro como símbolos do estado, conscientizando sobre a importância do nosso mar e a importância cultural de nossas embarcações que possuem características únicas. Entender a mecânica das embarcações e a forma como se movem através de brincadeiras tocando em alguns conceitos da física sempre objetivando o aprendizado de forma lúdica.

Oficina de Construção de Instrumentos Musicais com Materiais Reciclados

A oficina de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis busca estimular os participantes à produção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveiss despertando assim o sentido de reciclagem artística e fortalecendo a sensorialidade dos participantes com a confecção dos instrumentos e no seu uso musical.

A oficina além de música e reciclagem também trabalha com o sensorial, a construção manual e passo a passo. Trabalha também as ações em coletivo tanto na confecção dos instrumentos como na sua utilização. Sendo assim trabalha a convivência, solidariedade, possibilidades, socialização, escuta, favorece a sensibilidade, o senso rítmico, a imaginação, a criatividade além de contribuir na expressão corporal.

Mucuripe - Histórias, Memórias e Afetos

Através de leituras, debates, conversas e entrevistas com moradores e derivas pelo bairro as aulas de educação patrimonial – “Mucuripe: História, memória e afetos” pretendem contribuir efetivamente na vida de quem o vivencia pois, em uma sociedade de imensa mecanização como a nossa, propõe uma reflexão sobre as qualidades esquecidas, valorizando a história do outro. O conhecimento das memórias e das vivências dos pescadores e pessoas do Mucuripe será importante para contar a história das mudanças ocorridas no bairro a partir do olhar dos que as viveram e são diretamente afetados por elas, saindo assim da narrativa única que cristaliza culturas e expandindo o horizonte para as muitas narrativas que existem na comunidade.

bottom of page